Síntese do Fórum III
Neste Fórum questionamos se:
A tecnologia digital amplia (integra) a tecnologia convencional?
Utilizamos essas tecnologias no nosso cotidiano escolar?
Como se pode substituir um meio convencional por um digital com vantagens para a aprendizagem?
Foram muito enriquecedoras as opiniões e práticas pedagógicas apresentadas. Isto prova que estamos inserindo no processo de ensino-aprendizagem as novas tecnologias digitais.
Uma conquista para todas que já estão inseridos nesse contexto.
Fernando José de Almeida alega:
“Há um certo senso comum que diz: a escola é velha, a informática é nova. Os professores são ultrapassados, os métodos tecnológicos são inovadores. Os alunos são desmotivados, a tecnologia dos botões e telinhas trará aos jovens o desejo de conhecer”.
Essa citação complementa o que refletimos neste fórum: a relação entre tecnologias convencionais e digitais. Podemos concluir que nesse mundo globalizado as mídias: novas e velhas se integram e se complementam. Estimulam a aprendizagem quando utilizadas de forma contextualizada e integrada ao currículo.
As profecias tecnológicas simplificadoras esquecem-se de que o que determina a eficácia do ensino e da aprendizagem é a existência de um plano pedagógico escolar, rico, consistente, motivador, crítico e inovador. Para uma mudança efetiva no processo educacional é preciso que docentes e discentes, enfim, toda a escola acompanhe a evolução tecnológica dessa nova geração e se torne mais atual.
Este fórum foi muito dinâmico.
Os exemplos apresentados das atividades realizadas com a aplicação da tecnologia digital comprovam as vantagens de sua utilização para a aprendizagem no nosso cotidiano escolar.
Registrar através da fotografia os eventos pedagógicos, culturais e pessoais realizados nas escolas, como apresentaram os cursistas, com o advento da câmera digital tornou-se mais fácil, rápido e barato. As vantagens são evidentes, mas precisamos estar atentos para que os alunos saibam as regras básicas para manusear bem a câmera. Devemos orientá-los sobre a questão ética ao fotografar e a colocar propósito para o registro das fotos.
O vídeo, como exemplifica o profº Waldyr Azevedo Jr., pode ser utilizado com fins educacionais para apresentar, ilustrar, informar ou representar em linguagem audiovisual diferentes questões; sensibilizar, promover a aquisição de atitudes; registro e documentação de eventos , de realizações, de entrevistas.
O nosso desafio como educadores é orientar os alunos para a utilizarem os recursos tecnológicos aplicando o conhecimento adquirido de maneira responsável para o bem da sociedade.
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