quarta-feira, 16 de junho de 2010

Uso de vídeo e fotografia digital para fins educacionais







Síntese do Fórum III

Neste Fórum questionamos se:

A tecnologia digital amplia (integra) a tecnologia convencional?

Utilizamos essas tecnologias no nosso cotidiano escolar?

Como se pode substituir um meio convencional por um digital com vantagens para a aprendizagem?

Foram muito enriquecedoras as opiniões e práticas pedagógicas apresentadas. Isto prova que estamos inserindo no processo de ensino-aprendizagem as novas tecnologias digitais.

Uma conquista para todas que já estão inseridos nesse contexto.

Fernando José de Almeida alega:
“Há um certo senso comum que diz: a escola é velha, a informática é nova. Os professores são ultrapassados, os métodos tecnológicos são inovadores. Os alunos são desmotivados, a tecnologia dos botões e telinhas trará aos jovens o desejo de conhecer”.

Essa citação complementa o que refletimos neste fórum: a relação entre tecnologias convencionais e digitais. Podemos concluir que nesse mundo globalizado as mídias: novas e velhas se integram e se complementam. Estimulam a aprendizagem quando utilizadas de forma contextualizada e integrada ao currículo.

As profecias tecnológicas simplificadoras esquecem-se de que o que determina a eficácia do ensino e da aprendizagem é a existência de um plano pedagógico escolar, rico, consistente, motivador, crítico e inovador. Para uma mudança efetiva no processo educacional é preciso que docentes e discentes, enfim, toda a escola acompanhe a evolução tecnológica dessa nova geração e se torne mais atual.

Este fórum foi muito dinâmico.

Os exemplos apresentados das atividades realizadas com a aplicação da tecnologia digital comprovam as vantagens de sua utilização para a aprendizagem no nosso cotidiano escolar.

Registrar através da fotografia os eventos pedagógicos, culturais e pessoais realizados nas escolas, como apresentaram os cursistas, com o advento da câmera digital tornou-se mais fácil, rápido e barato. As vantagens são evidentes, mas precisamos estar atentos para que os alunos saibam as regras básicas para manusear bem a câmera. Devemos orientá-los sobre a questão ética ao fotografar e a colocar propósito para o registro das fotos.

O vídeo, como exemplifica o profº Waldyr Azevedo Jr., pode ser utilizado com fins educacionais para apresentar, ilustrar, informar ou representar em linguagem audiovisual diferentes questões; sensibilizar, promover a aquisição de atitudes; registro e documentação de eventos , de realizações, de entrevistas.

O nosso desafio como educadores é orientar os alunos para a utilizarem os recursos tecnológicos aplicando o conhecimento adquirido de maneira responsável para o bem da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário