segunda-feira, 7 de junho de 2010

Histórico da trajetória












Inicio o relato dessa prática de tutoria com a seguinte frase do Porfº Wadyr Azevedo Jr.:

“...devemos desmistificar que o uso das NTICs sozinha irão resolver todos os problemas de aprendizagem, de concentração etc”.

Compartilhar essa informação é importante, pois muitos profissionais acreditam nisso. Acham que inovar sua prática pedagógica é utilizar os novos recursos tecnológicos sem nenhum objetivo educacional.

Podemos concluir que, nesta chamada era da informação, precisamos cuidar para que a educação utilize os novos e amplos recursos tecnológicos disponíveis para preparar os futuros cidadãos, habilitando-os a melhor desenvolver os seus conhecimentos e as suas habilidades.

Por outro lado, é necessário repensar as práticas pedagógicas, de modo a aprimorarmos as competências do aluno para ler, escrever e pensar. Sendo esta a essência própria do ser humano, e que constitui objetivo a ser alcançado pelas novas práticas educacionais que é o desenvolver essas competências no seu limite máximo.

Encontramos também neste novo modelo educacional um novo profissional, o “tutor”.

Vera Lemos, nossa colega tutora, adverte que "a postura do tutor deve ser deve ética, responsável e trabalhar coletivamente. Realizar muitas leituras para dar suporte e atendimento aos alunos nas atividades propostas. Estar atento quanto à participação dos alunos nos fóruns e intervir sempre que necessário. É importante responder ao aluno no máximo em 48 horas."

Estou gostando muito do novo desafio que é desenvolver a função de tutor. A interação e a conectividade proporcionadas por essa socialização de informações formando uma grande rede de conhecimento nos permite vislumbrar novos caminhos para a educação.

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