SÍNTESE: FÓRUM II
"Essas novidades de simulações e jogos educativos são realmente sedutoras. Mas não se pode jamais perder de vista o objetivo educativo quando se optar por um jogo interativo virtual ou por uma simulação da Internet. Esses recursos podem ser utilizados como um complemento de outros processos de ensino-aprendizagem tais como aulas, leituras e discussões em sala de aula. Através dessa complementação, o professor pode se assegurar de que os alunos efetivamente aprenderam."
Comentário apostila do professor Waldyr Azevedo Jr.
Reflexão do Fórum:
E você é favorável ao uso de jogos em atividades educacionais? Por que? Faça suas implicações. Consulte o PPP da sua escola para fazer o relacionamento pedido.
As tecnologias na sala de aula, de modo geral, têm suscitado vários debates como o nosso sobre a utilização dos jogos na escola.
Existe uma certa convergência nas opiniões gerais de que os jogos educativos são instrumentos valiosos e importantes no processo de aprendizagem. Isso não obstante, precisamos verificar, primeiramente, se a fonte é confiável.
Quando usamos tais recursos, desafiamos os alunos em novas situações variadas para aquisição de conhecimentos. Em tal circunstância, eles se sentirão mais motivados com o uso do computador, uma inovação para a educação, mas já numa certa medida dominada por eles.
“Essas novidades de simulações e jogos educativos são realmente sedutoras, mas não podemos perder o foco educativo”, afirma o profº Waldyr Azevedo Júnior. E prossegue ele: “Os recursos tecnológicos devem ser utilizados como complemento de outros processos de ensino-aprendizagem; através dessa complementação, o professor pode se assegurar de que os alunos efetivamente aprenderam”.
Por essas razões, devemos refletir juntamente com a escola sobre os objetivos educacionais do PPP, pois, como se sabe, as tecnologias de informação podem contribuir no processo educacional, desde que bem utilizadas e obedecidas algumas regras.
As nossas aulas devem ser pautadas pelos objetivos propostos no PPP.
Isto posto, cabe verificar em qual realidade está inserida a sua escola: ela utiliza essa prática? ela não iniciou esse processo? ou ela realiza trabalhos, mas sem o registro e sem a observância dos objetivos definidos no PPP?
Se a sua escola não possui o PPP, com seus objetivos bem definidos quanto à utilização das novas tecnologias, você está convidado a dar início a essa discussão no seu meio.
O PPP das escolas já utilizam as diferentes linguagens como meio de produzir conhecimento, é preciso acrescentar e incluir nele as novas práticas tecnológicas como fator primordial, pois as possibilidades e benefícios oferecidos pela informática são indiscutíveis, desde que bem administrados. Nossa função deve ser a de acelerar esse processo, pois como podemos perceber nos depoimentos ainda estamos engatinhando nesta prática.
Compreender o computador como uma ferramenta para desenvolver o psicossocial, inovar nossa prática educacional e reconhecer que os indivíduos nascidos na pós-modernidade estão imersos em um mundo altamente tecnológico, geração esta designada pelos estudiosos como os “nativos digitais” ou “geração mídia” é o grande desafio.
Neste Fórum, abordamos o tema JOGOS COMPUTACIONAIS E SIMULAÇÃO DE FENÔMENOS FÍSICOS e aprendemos que as simulações foram muito aperfeiçoadas com o auxílio da pela Informática. Aprendemos também que o uso dos computadores em simulação ampliou enormemente a aplicação das simulações em diversas áreas da educação, já que a sua utilização traz maior realismo e permite maior interatividade virtual, assim ampliando as possibilidades para uma aprendizagem significativa.
O certo é que, com a utilização de alguns jogos eletrônicos, os professores podem trabalhar o aprendizado em geografia, história, porque nesse jogo desafia os estudantes a administrar recursos, criar cidades, enfrentar catástrofes, fazer escolhas, planejar, entre outras coisas.
Concluímos neste Fórum que os jogos interativos devem ser cada vez mais utilizados para melhor alcançarmos nossos objetivos educacionais.
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