domingo, 13 de junho de 2010

Tecnologia na Educação











SÍNTESE DO FÓRUM I

Como pensar as tecnologias na Educação de maneira reflexiva, construtiva e criativa?

“Não é possível pensar a educação nos tempos atuais sem discutir sobre mudanças estruturais na forma de construir o conhecimento através das mediações das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no trabalho docente. Apropriar-se dos recursos tecnológicos a nossa disposição pode permitir a construção de uma prática educativa diferenciada e de qualidade. No entanto, isso só será possível após modificações na formação inicial docente e em sua ação pedagógica, avaliando as formas tradicionais de ensino e adaptando-as às demandas sociais, culturais, políticas e econômicas da sociedade atual.” (MENDES, 2009, p. 32).

Iniciamos nosso primeiro fórum tomando por base um pequeno trecho do texto de autoria do professor Eduardo Chaves.

“Tecnologia na Educação” é uma expressão preferível a “Tecnologia Educacional”, pois esta parece sugerir que há algo intrinsecamente educacional nas tecnologias envolvidas, o que não parece ser o caso. A expressão “Tecnologia na Educação” deixa aberta a possibilidade de que tecnologias que tenham sido inventadas para finalidades totalmente alheias à educação, como é o caso do computador, possam, eventualmente, ficar tão ligadas a ela que se torna difícil imaginar como a educação era possível sem elas. A fala humana (conceitual), a escrita, e, mais recentemente, o livro impresso, também foram inventados, provavelmente, com propósitos menos nobres do que a educação em vista. Hoje, porém, a educação é quase inconcebível sem essas tecnologias. Segundo tudo indica, em poucos anos o computador em rede estará, com toda certeza, na mesma categoria.”

·As participações dos cursistas no Fórum I foram enriquecedoras. Podemos perceber que concordam em que os meios tecnológicos representam na Educação instrumento facilitador da aprendizagem; que desenvolve o cognitivo; que deve ser utilizado sempre de maneira correta, qual seja, com fins pedagógicos para auxiliar os professores a promover uma educação de qualidade.


Falar em meios tecnológicos não é cingir-se a mencionar o computador ou a Internet (tecnologia digital), todos acreditam que o aluno ao realizar pesquisa na Web amplia as possibilidades de adquirir conhecimentos. Nossa função é orientá-los a fazer bom uso dessa ferramenta.


Concordamos com o professor Waldyr quando afirma que: "você não pode ignorar a Internet, mesmo que não a utilize diretamente em seu trabalho pedagógico."


É preciso aprimorar também a utilização das tecnologias convencionais, tais como: aulas expositivas, giz, TV a rádio, DVD e demais instrumentos que colaboram, nesta época. de inovação das nossas praticas pedagógicas.

O grande desafio é o de fazer escolhas para discernir entre tantos recursos tecnológicos disponíveis, aqueles que melhor se justem aos propósitos educacionais.

Precisamos ter a clara noção de quais instrumentos tecnológicos são mais adequados e eficazes para se usar em cada uma das diversas situações de ensino, objetivando aumentar o conhecimento.


Nesta chamada era da informação, o professor precisa colocar-se numa nova postura que os conhecimentos atuais exigem.


"Sem a presença do educador letrado digitalmente será difícil pensar que as novas tecnologias podem, sozinhas, revolucionar a educação"
Valente

Para refletir!!!

William Golding (Prêmio Nobel) relatou: "Não posso deixar de pensar que o século XX foi o século mais violento da história humana".

O educador tem por obrigação humanizar os conceitos tecnológicos para que ao final deste século, perceba-se uma evolução humana e a redução da violência.

O homem desfrutando de todas as necessidades básicas, inclusive, do uso do computador.

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