segunda-feira, 26 de julho de 2010

Logística e Infraestrutura de Suporte para Atividades Didáticas Auxiliadas por Computadores



SÍNTESE - FÓRUM VI

As exposições sobre as condições de algumas de nossas escolas, relatadas neste Fórum, obrigam-nos a refletir sobre o papel que devemos desempenhar para resolver o impasse quanto à utilização do laboratório de informática.

Sozinhos e por milagre não solucionaremos todos os problemas referentes à logística e à infraestrutura das escolas.

A fábula do colibri (de Wangari Maathai, Prêmio Nobel da Paz de 2004) ilustra muito bem o papel do professor e dos gestores para a nova era da comunicação e de informação.

A referida fábula ajuda-nos a perceber a necessidade de interferir no espaço escolar, contribuindo, assim, para uma possível transformação na mentalidade dos gestores e professores envolvidos no processo educacional.

Promover uma cultura a respeito das novas tecnologias e sua utilização é função de cada professor letrado digitalmente. Urge um esforço em prol da resolução dos problemas mencionados de início, referentes à logística e à infraestrutura das escolas. Isto só se fará mediante um esforço de todos os envolvidos com as atividades educacionais; do contrário nos sentiremos impotentes de qualquer ação.

O que nos une nesta comunidade de aprendizagem é o desejo de fazer algo e a consciência de que está nas nossas mãos agir.

Ainda que nos assuste a idéia de que nossa contribuição se assemelhe a uma gota de água jogada pelo colibri para apagar um incêndio na floresta, é preciso fazer alguma coisa, por pouco que seja.

Um dia teremos em nossas escolas salas de aula equipadas, integradas com laboratório, para desenvolver atividades de pesquisa, bem como um professor capacitado para orientar os alunos durante suas atividades. Isso ainda não é possível na maioria delas; ainda não atingimos esta meta, mas estamos certos de que em breve a teremos alcançado.

A luta é árdua. Para que possamos alcançar o nosso objetivo, devemos desenvolver um trabalho para a conscientização de nossos colegas. Além disso, nesta era da informação, precisamos promover a construção de conhecimentos dos nossos alunos para que saibam como lidar com as novas ferramentas à sua disposição. Só assim eles irão usufruir das inúmeras possibilidades de uso dos recursos didáticos que a tecnologia proporciona para favorecer o trabalho dos profissionais da educação.

Diante dessa realidade, o sistema escolar precisa se organizar para formar cidadãos capazes de dominar os meios tecnológicos e as novas linguagens que eles nos proporcionam.

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